Nikita

Artigos :
A Natação como Esporte

A convivência do homem com a água através dos séculos o levou a desenvolver, naturalmente, a mais salutar das práticas desportivas.

Nos países desenvolvidos a natação elementar – cujos objetivos são direcionados ao auto-salvamento – faz parte do currículo mínimo na escola primária. Por seus efeitos preventivos e terapêuticos, a prática da natação torna-se o único esporte sem contra-indicações para crianças e adultos de todas as idades.
Até os 7-8 anos de idade seus objetivos devem ser direcionadas para o lazer, a segurança e a saúde.

Crianças que nessa faixa de idade que já tenham uma larga experiência anterior podem ser gradativamente direcionadas para turmas de Aperfeiçoamento e de Introdução ao Treinamento, porém sem grandes exigências, tanto no trabalho motor quanto na exposição a níveis elevados de stress mental.

O trabalho a partir dessa idade deverá levar em conta o desenvolvimento harmônico do corpo e mente e principalmente aí, os pais devem ser cuidadosos na escolha da Escola e na formação acadêmica dos seus professores, bem como o currículo dessa escola na preparação de campeões no esporte, na saúde e, principalmente, no caráter.

A longevidade no esporte deve ser um dos principais objetivos dos pais uma vez que uma criança bem orientada poderá permanecer cerca de 15 a 20 anos num ambiente saudável, física e mentalmente, o que certamente terá grande influência na formação do seu caráter.

Dentre as muitas vantagens adquiridas com a escolha natação podemos apontar:

  • Saúde física e mental em níveis superiores aos que não praticam esporte;
  • Crianças e adolescentes nadadores são em média, mais altos e mais fortes que os não praticantes;
  • Considerando as alterações de ordem fisiológicas, anatômicas, morfológicas, etc., proporcionadas aos seus praticantes, a natação é o mais salutar dos esportes;
  • Exigências a níveis de disciplina no respeito à hierarquia, ao cumprimento dos horários, a alimentação adequada e a escolha do lazer saudável, bem como o conhecimento adquirido no dia-a-dia dos treinos e competições das condições necessárias à manutenção de sua saúde, são algumas das muitas contribuições da natação desportiva para a educação integral do nadador;
  • A busca dos objetivos no esporte é um dos maiores aliados dos pais para manter seus filhos longe das más companhias, dos bares, do fumo, da bebida, das drogas e de tantas mazelas que atormentam a sociedade.

A natação é hoje um importante meio de ascensão social aos seus praticantes, permitindo – principalmente aos mais talentosos – acesso a bolsas escolares, universidades, viagens e muitas outras vantagens inacessíveis a grande maioria.

Por ser um esporte individual (embora tenha nas provas de revezamentos e nas disputas por pontos entre equipes um forte componente de coletividade), a satisfação por vitórias, recordes e índice alcançados é, além de indescritível, o principal fator que leva milhões de crianças em todo o mundo a dedicar a maior parte do seu tempo à sua prática, transformando uma atividade que embora possa parecer a primeira vista um sacrifício, em uma enorme satisfação.

Também no aspecto social, representa um fator de integração dos mais significativos. As amizades que surgem das chamadas “turma da natação” integrando nadadores, técnicos, pais e dirigentes das mais variadas equipes, de diversos Estados e Países, têm sido apontadas como das mais sinceras e duradouras, sendo comum ouvirmos depoimentos de ex-nadadores, de que foram os melhores anos de suas vidas.

Se a prática de exercício é uma necessidade vital do homem cada vez mais reconhecida em todo o mundo, a natação é sem dúvida um dos seus meios mais eficientes e fascinantes. Dê uma chance a você e a sua família de desfrutar desse benefício.

Nikita Natação & Fitness:

R. Aviador Severiano Lins, 102 - Boa Viagem - Recife/PE - (81) 3466.6166 | 3228.6320