Nikita

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A Prática da Natação no Inverno

A nossa piscina é aquecida com dois trocadores de calor (“ar condicionado invertido”) elétricos de 118.000 btus, além de um aquecedor solar Bosch (placas térmicas no telhado da academia) e é coberta à noite com mantas térmicas, mantendo a temperatura entre os 30 e 32 graus, mesmo nos períodos mais frios e chuvosos. Fazemos um rigoroso controle da temperatura da água diariamente, mesmo aos domingos e feriados.

Também, é coberta com placas de policarbonato com proteção UV e UR em estrutura metálica (aberta nas laterais) que permite a pratica da Natação e da Hidroginástica a qualquer dia ou hora, independente de sol ou chuva.

Nos nossos dias mais frios – entre o final de maio e o início de setembro – a temperatura da água de nossa piscina, de manhã cedo ou à noite, quase sempre se encontra acima da temperatura externa, o que torna a prática de esportes na água ainda mais agradável do que no verão.

Durante muitos anos treinando nadadores no Recife, observamos que eles atingem o melhor rendimento nas competições entre o final de julho e o início de setembro, ou seja, quando a maior carga de trabalho nos treinos ocorreu durante o período de menor temperatura da água e do ambiente.

Não é mera coincidência o fato de que a melhor natação do mundo está nos países do Hemisfério Norte, onde o clima mais frio proporciona melhores condições de treino e de recuperação.

A FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) determina para seus campeonatos que a água da piscina deve estar entre 25 e 27 graus. A temperatura entre 27 e 28 graus parece à ideal para proporcionar o estímulo necessário ao melhor rendimento fisiológico dos nadadores – tanto em treinamentos quanto em competições – além de estimular o nosso mecanismo TERMO-REGULADOR, o que aumenta a capacidade de resistência contra gripes e resfriados.

Porém, para a natação de bebês e crianças que ainda não sejam capazes de “produzir calor” nadando com maior intensidade, a temperatura deve estar acima de 30 graus. Isso também se aplica à hidroginástica, geralmente praticada por idosos(as) que, além de sentirem mais frio do que os mais jovens, não costumam se exercitar com a intensidade adequada ao “aquecimento”.

Pesquisas realizadas nos melhores centros internacionais indicam que o equilíbrio fisiológico para o melhor rendimento cardiovascular e muscular, em laboratório, ocorre na temperatura ambiente de 24 graus.

Quanto maior a capacidade de movimentos do praticante, maior e mais rápida será a elevação da temperatura do corpo, fazendo com que desapareça aquela sensação de frio após cerca de 5 minutos de atividades.

Mesmo com a piscina aquecida, nos dias mais frios, principalmente para crianças até os 6 anos, e para os idosos (mais limitados em termos de capacidade de movimentos também na água), se percebemos que eles não aqueceram o suficiente, recomendamos algumas providências, que podem ir entre outras, de uma redução do tempo de permanência na água, até a realização de um aquecimento maior ou de atividades físicas recreativas fora da piscina.

Na verdade, os principais responsáveis pela maior incidência de enfermidades no inverno, como gripes e resfriados, e suas conseqüências, são entre outros:

  • O AFASTAMENTO DOS EXERCÍCIOS;
  • O CONFINAMENTO EM CASAS E APARTAMENTOS ÚMIDOS;
  • OS BANHOS QUENTES;
  • FALTA DE RESISTÊNCIA ÀS CONSTANTES MUDANÇAS DE TEMPERATURA.

Não deixe de ir à piscina, ou de levar seu filho (a) mesmo em dias de chuva. Professores competentes e devidamente habilitados estão preparados para, em qualquer situação, manter o nível de exercícios físicos necessários à manutenção da saúde.

Porém, no caso de gripe ou de qualquer outro processo infeccioso, o repouso será o principal aliado para a cura. Passado o problema, o prolongamento da inatividade física torna-se prejudicial ao aluno.

Observamos que crianças e adultos de todas as idades, vacinados regularmente contra a gripe, têm incidência muito menor de gripes e suas conseqüências.

Outra contra-indicação para a prática de esportes em dias de chuva seria no momento de trovoadas, quando não devemos ficar em lugares abertos, como piscinas, campos, praias, etc.

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